terça-feira, 30 de setembro de 2008

PT, LULA, TARSO E A NOVA DITADURA

Mendes adverte sobre risco de 'república da polícia'

O ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), voltou a advertir ontem, após conferência em São Paulo sobre os 20 anos da Constituição, para os riscos do que chamou de "república da polícia, república do juiz, do promotor". Em sua cruzada contra abusos de investigações patrocinadas por órgãos oficiais sob o manto do combate ao crime organizado e à corrupção, ele incluiu em seu libelo excessos e desobediências de comissões parlamentares de inquérito.

"Já tivemos exemplos em que havia um consórcio entre Ministério Público e um dado juiz e a partir daí se imaginava que se tinha fundado uma república. Vivemos isso em algum momento. Agora, em tempos mais recentes, temos vivido um tipo de república da polícia e também, às vezes, o consórcio com juiz e promotor."

Mendes reiterou a necessidade de enfrentar a "ditadura do grampo telefônico". "Aqui talvez seja um processo de devido controle dos principais setores envolvidos, seja o próprio Judiciário, o próprio Ministério Público, mas aí são dissintonias que não têm nenhum significado no sistema macro estrutural da Constituição. São questões que podem ser corrigidas sem nenhuma alteração constitucional. Uma mera alteração legislativa, às vezes, ou uma mera reinterpretação por parte do Judiciário já pode fazer essas correções." Ele condenou "tribunais de exceção" e as seguidas incursões de segmentos da máquina pública pela soberania.

Mendes declarou que "num Estado de Direito não há soberanos, todos estão submetidos à lei". "Quando alguém, quando algum setor começa a se autonomizar é porque estamos tendo alguma distorção no modelo de Estado de Direito", ressaltou o presidente do Supremo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

GOLPE

Mais uma tentativa de golpe se avizinha no Congresso Nacional: o de "espichar" mandatos.
É uma conversa de bastidores que vem sendo tentada desde a 52ª Legislatura.
Para manter Lula no poder o PT e seus aliados vivem experimentando a paciência dos colegas parlamentares com sugestões descabidas como a de "espichar" o mandato de todos e segurar o metalúrgico na Presidência por mais um tempo.
Não deu certo o terceiro mandato, agora querem mais dois anos.
É uma conversa que vem sendo tratada ao "pé-do-ouvido" pelo menos desde quando o Roberto Jefferson resolveu correr com o Zé Dirceu da Câmara dos Deputados.
Onde todo mundo ganha é mais fácil aprovar projetos absurdos. Não vai faltar deputado defendendo mais dois anos para Lula pois eles mesmos ganhariam esse bônus.
Uma safadeza geral e irrestrita!

domingo, 7 de setembro de 2008

7 DE SETEMBRO

Assisti ao 7 de setembro em Porto Alegre; diferente dos últimos 5 anos, em que estive no palanque de Brasília, aqui na cidade gaúcha não teve a emoção de ver a Esquadrilha da Fumaça.
O que restou, foi a emoção de ver como ainda se equilibram no ar os velhos aviões da FAB; como ainda transitam os enferrujados carros de combate da Cavalaria Mecanizada; como ainda é ostentado é comentado o armamento bélico, como se fosse de última geração ter participado da 2ª guerra mundial.
Restou o material humano, mesmo que os compassos dos passos não tenham a mesma galhardia do passado; a mesma fibra do infante que não temia o tempo; a hierarquia disciplinar que conduzia a postura reta do soldado.
Emocionou, sim, e muito, ver as Forças Armadas desarmadas de possibilidades para guarnecer a pátria amada!

COTURNO.NOTURNO

Leio, esporadicamente, o blog "Coturno Noturno"; ótimas análises sobre a situação política no Brasil.
Reproduzo alguns dos comentários do "coronel", que escreve no Blog; certamente propiciam aos seus leitores uma visão mais crítica da realidade e contribuem para nossa reflexão.
"Às vezes, um cidadão se forma na USP, na Unicamp, na Universidade Federal de Recife, depois ele ganha uma bolsa e vai passar dois anos em Paris, fazendo pós-graduação, fazendo mestrado. Depois, se ele ganhar mais uma bolsa, passa mais dois anos em Berlim. Depois, ele ganha mais uma 'bolsinha', tem gente que vive de bolsa também, e vai para Londres ficar mais dois anos, ou seja, nunca há um tempo para ele retribuir com trabalho aquilo que foi o pagamento que o povo brasileiro garantiu para ele."(comentário de Lula).

Alguém tem que dizer para este imbecil demagogo que estes doutores e pós-doutores prestam um serviço muito maior ao mundo fazendo pesquisa, gerando conhecimento, desenvolvendo novos medicamentos ou tratamentos, ensinando novos estudantes através de artigos, publicações e livros, nem vou perder tempo discorrendo sobre a importância da ciência. É impressionante o quanto temos que ouvir besteiras da boca deste iletrado. Como se as bolsas permitissem uma vida cheia de luxos como ele tem dentro do Aerolula e espoliando o povo brasileiro com os seus cartões corporativos. Um estúpido que vive às nossas custas, como se fosse um rei. O mais revoltante é que, no fundo, ele sabe da importância da pesquisa, mas escolhe cada momento para falar ao seu eleitorado, aos pobres que vivem na fila do SUS que ele não mudou em nada, aliás, só piorou. O que ele quer é encher o Brasil de médicos cubanos. Aqueles que ele manda para Cuba, tirados dos acampamentos do MST, para aprender a curar vitiligo, peido atravessado, técnicas de guerrilha e manejo de fuzil . Que vá pra Cuba que o pariu.
Tarso Genro informou que a Polícia Federal está trabalhando com três hipóteses sobre o grampo da ABIN do Lula no presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes. A primeira possibilidade é "uma articulação política de alguém de dentro de alguma instituição que tenha contratado alguém de origem privada para fazer o grampo". Outra é de que "alguém da ABIN tenha desviado sua conduta de forma irregular e processado esta escuta". A terceira é que "alguém de alguma agência tenha feito algum contato para fora mediante coação, chantagem para criar alguma crise com alguém ou alguma instituição". É nojento como eles escolhem palavras para não incriminar os seus. Em nenhum momento, alguém deste governico podre consegue provar que este grampo não fez parte de um relatório que chegou a alguém do governo ou ao próprio "alguenzão", que é o beneficiário direto do trabalhao da ABIN. Será que pensam que alguém é burro de achar que foi um pé rapado que mandou grampear o Presidente do STF e o Presidente do Senado?
Do Estadão:
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, em encontro reservado ontem com um grupo de deputados, relatou a existência de uma espécie de consórcio formado por juízes e delegados que, no futuro, poderia agir como uma "milícia", abalando os alicerces da Justiça. Mendes, segundo afirmaram deputados ao Estado, disse que há casos em que o juiz, consorciado a delegados, passa a fazer a instrução do inquérito, colhendo provas, muitas vezes direcionando essa captação de provas, e depois julgando. O juiz, nesse esquema, acaba exercendo papel de polícia e se afasta de sua missão de julgar.No entendimento de um dos parlamentares presentes no encontro, essa espécie de milícia jurídico-policial relatada por Mendes favorece o aparecimento dos "justiceiros", que se sentem acima da lei, e instauram um clima de terror. Mendes teria dito que o grupo possui comportamento paramilitar e parajurídico e que, no futuro, tornaria-se uma "milícia".De acordo com deputados, Mendes comentou que as varas especializadas, como a de combate à lavagem de dinheiro, são mais suscetíveis ao aparecimento desse tipo de "consórcio" porque o convívio entre juiz e delegados é mais freqüente.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

SOFRÍVEIS

Estive em Porto Alegre, minha cidade natal, e constatei que as candidaturas no Rio Grande do Sul não fogem a regra geral: sofríveis!
Como cidadão, com domicílio eleitoral em São Paulo, estado por onde fui eleito Deputado Federal, não posso deixar de observar e ter como parâmetro os candidatos e os eleitores da maior capital brasileira; foi por isso que alertei, através do meu blog, aos eleitores paulistanos, que a lista negra da AMB era uma forma de prevenir ao eleitor sobre certos candidatos prefeituráveis.
Porto Alegre não é diferente; embora o povo gaúcho conserve o mito de o mais politizado do Brasil, nada, entretanto, o difere do resto do país em se tratando de eleições: candidatos com as mesmas promessas politiqueiras; alguns com discursos até risíveis e o eleitor, como sempre, caindo nas armadilhas.
Fiquei estupefato com as propagandas televisivas dos prefeituráveis porto-alegrenses e me perguntei: será que o eleitor nunca vai aprender?
Em uma destas propagandas a fotografia era o mote; rostinho de menina moça, com trejeitos de garotinha em desfile de moda da Daslu a candidata se apresentava como a solução para a cidade de Porto Alegre; tirou coelho de cartola como se isso nunca tivesse sido feito antes.
Uma seria concorrente para programas do tipo "os trapalhões".
Risível é pouco...
Sem contar as candidaturas com as mesmisses de sempre, as demais se destacaram apenas pelos rostinhos esculpidos para gerar nos eleitores a sensação de coisa nova.
O que impera, entretanto, é a mesmisse e pode-se afirmar sem cometer erros de que "nada há de novo debaixo do Sul".
As candidaturas continuam como sempre: sofríveis!