sexta-feira, 19 de junho de 2015

CUIDADO!

Nas próximas eleições devemos ter muito cuidado.
Em primeiro turno já foi aprovado mandato de 5 anos para todos os cargos; como haverá, em função disto, a coincidência de mandatos a eleição que se aproxima será de mandato tampão, ou alternativo, a saber: serão apenas dois anos de mandato para prefeitos e vereadores; mas poderão se recandidatar o que poderia, ou poderá, somar 7 anos no poder.
No bojo dessa votação mais algumas armadilhas. Além de aumentarem o tempo no poder em um ano, os parlamentares brincaram de dar uma "colher de chá" ao povo diminuindo a necessidade de assinaturas para o envio de projetos de iniciativa popular; agora com 500 mil assinaturas já se poderá fazer um "PL do povo". Nós de Angelina, com 4.200 eleitores, dificilmente emplacaríamos um PL pois teríamos que buscar assinaturas em vários municípios.
Mais uma emenda para nos encher de esperança: Foi aprovado o voto impresso, que daria mais seriedade ao processo eleitoral.
Na verdade, a emenda do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), relator da reforma política (PEC 182/07, do Senado), reúne vários temas em um único texto, como fidelidade partidária, projetos de iniciativa popular, voto impresso e eleição das Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

Nenhum comentário: