domingo, 6 de fevereiro de 2011

POR QUE?

Por que?

Esta a pergunta que deveria ser feita à todos os eleitores antes de colocarem o voto na urna. Por que a escolha desse ou daquele candidato? Quem não soubesse responder já teria, naquele mesmo instante, justificado o voto sem o direito de coloca-lo na urna.

Na verdade o eleitor brasileiro comparece as urnas por obrigação; caso houvesse a opção de somente assinar o nome sem mais burocracia a maioria o faria. Votar nesse ou naquele tanto faz para os eleitores brasileiros. Se houver feriado então, mais razão ainda para que o ato de votar seja o mais rápido possível.

Em um país em que o povo é pouco sério nessa questão de voto, como no Brasil, sejamos então práticos e desburacratizemos as eleições. Àqueles que realmente souberem o que é o voto e tiverem interesse e consciência sobre a importância de se votar que respondessem então a pergunta: Por que?

Democracia por democracia sempre teremos a ditadura de uma minoria; ou alguem pensa que foi a maioria que elegeu os políticos que aí estão? A maioria simplesmente depositou votos na urna e isso não é votar, não é eleger; isso é se descompromissar com uma obrigação, com uma imposição, que é o ato de se votar em cada eleição.

Sugiro que perguntem aos eleitores do Romário: Por que? Aos eleitores de Danrlei: Por que? Aos eleitores de Francisco Everardo Oliveira Silva: Por que? Se é que esses eleitores sabem quem é Francisco Everardo Oliveira Silva.

Romário foi um bom jogador de futebol, mas isso não lhe confere qualificação para legislar. O erro de nosso processo eleitoral começa por isso: saber legislar.

O Político, no mínimo, deveria ter qualificação para exercer suas funções. No mínimo! Poderia até haver um auto-didata ou aquele que já de berço trouxesse essa qualificação; mas seria coisa rara, como Romário foi uma coisa rara no futebol.

De resto, ou tomamos a providência necessária para termos um país decente e não uma republiqueta com sonhos de potência mundial ou continuaremos a mercê de tiriricagens de políticos sem vergonhas, desonestos, cretinos e infâmes que conseguem, com a ajuda dos seus parceiros de mídia, ludibriar o povo incauto, mal preparado, sem visão política e, decididamente, analfabeto político.

Que os novos integrantes da Câmara dos Deputados sejam iluminados pela razão porque de emoção já estamos fartos.

À bientôt!

Nenhum comentário: