sexta-feira, 4 de maio de 2012

PREMIO À IGNORÂNCIA

Este recorte de jornal, postado no Facebook, demonstra a ignorância política e de cidadania de professores e, conseqüentemente, de alunos. O que se espera, então, da visão de cidadania de todo o povo brasileiro?

É necessário que os eleitores defenestrem a politicagem corrupta, mas isso só irá acontecer quando escolas, como a que premiou a frase, começarem o processo de educação e formação de cidadãos, sem mesclar ideologia com educação. Para que isso aconteça os próprios professores têm que iniciar um processo de revisão dos seus conhecimentos, atualização e, principalmente, superação daquilo que aprendeu.

Premiar frases absurdas só irá prejudicar, mais ainda, a formação de crianças e adolescentes que não têm uma visão clara do que é política. 

É inegável que uma parte expressiva do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores, sem contar o Executivo Federal, Estaduais e Municipais, fazem parte da vergonha nacional; mas, esses políticos, têm o voto da maioria do povo e, infelizmente, eleição após eleição, esse mesmo povo os reelegem. 

Roberto Jefersom, por ter denunciado o mensalão (que ele próprio fazia parte) foi ovacionado pelo povo e teria sido reeleito com folga não fosse termos cassado seu mandato. Mas, foram reeleitos Jader Barbalho, Paulo Maluf e outros da mesma estirpe, e ainda obtiveram votos folgados para levarem consigo seus asseclas, pela legenda, desbancando possíveis candidatos mais honrados. Foi a vontade do povo! 

Por outro lado, denúncias vazias, oportunistas, sem provas e de cunho revanchista, desestimularam políticos de maior valor, que abandonaram essa atividade; e por trás disso está os meios de comunicação, sempre manipulando os incautos. 

Se quisermos mudar, teremos que começar agora, nas escolas, pois o futuro é o que mais interessa. Anotem: nas próximas eleições não irá mudar coisa alguma; teremos que esperar uma nova geração de eleitores. Vamos começar a orientá-los? Com a palavra os professores.  

Nenhum comentário: