segunda-feira, 31 de outubro de 2016

O MUNDO É DOS JOVENS!

Esses políticos agarrados ao poder, como se fossem pulgas em dorso de cachorro, me deixam incomodado.
  
Escrevo há vários anos sobre política e sempre fui contra as reeleições. No parlamento me posicionei contrário, mas, óbvio, angariei sorrisos irônicos.

Meu amigo Léo Brandão cutucou-me com vara curta no dia de hoje e resolvi fazer uma catarse: Tem um lugar muito bom para determinadas idades, incluindo a minha: cuidar dos netos ou ser conselheiro.

Delfim Neto, sentado ao meu lado no plenário, num dia tumultuado de votações, confidenciou-me certa vez: "Estou cansado, velho, chego a dormir no plenário, tens que ficar no meu lugar; não vou mais concorrer é a tua vez".

A bondade do professor em me colocar como seu substituto tinha um equívoco: eu também estava caminhando para o momento de parar. Delfim não concorreu e eu desisti por dois motivos: Traição de um politiqueiro que não tinha mandato, mas tinha poder, e a idade que fatalmente iria me deixar na mesma situação do ex-Ministro.

Mas existem outros parlamentares que talvez até não durmam, mas faltam tanto que acredito que poderiam estar dormindo em casa. Dois que nunca esqueci e que, infelizmente, são da minha terra, foram campeões de faltas, mas que, por milagre, eram sempre abonadas.

Alguns deputados simplesmente somem de Brasília; lembro dois que somente avistei três meses depois de ter iniciada a legislatura. Assim é que: Não creio em políticos que se agarram ao poder e não se dão conta que está na hora da Juventude assumir o poder. Tem muito jovem excelente neste País; gente que estudou e tem a vida inteira pela frente. No Rio Grande do Sul o grande exemplo é Marcel Van Hattem! Atenção eleitores gaúchos: Esse garoto tem que ser eleito Deputado Federal.

É por isso que sempre fui contra as reeleições, não existem oportunidades aos melhores e sim àqueles que, por força da maestria no conhecimento do viés politiqueiro, se reelegem indefinidamente e não abrem espaço aos jovens.


Aprendam a parar meu deus; ninguém é insubstituível e certamente existem outros melhores nessa atividade! Mais jovem; com mais garra; com mais viço e que devem assumir, mesmo que seja para aprender. 

O mundo é dos jovens! 

Nenhum comentário: