quinta-feira, 25 de maio de 2017

COMO OUTRORA...

...o General Amaury Kruel apoiou Jango até o último instante, mas foi a inconsequência do ex-Presidente, teimoso em se aliar aos arruaceiros e ao esquerdismo comunista, como os de hoje loteados em centrais sindicais e capitaneados pelo PT, que fizeram àquele militar colocar a cabeça no lugar e aderir ao movimento da contra-revolução, iniciado pelos civis com amplo apoio dos Governadores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Magalhães Pinto e Carlos Lacerda.

Mesmo com a eleição do Marechal Castelo Branco, no dia 11 de abril de 1964, os civis continuaram decidindo as questões nacionais através do pleno exercício democrático do Senado e da Câmara dos Deputados. 

O Marechal Castelo Branco foi o maior defensor da preservação e do funcionamento das Instituições existentes, tanto Senado e Câmara quanto o Supremo Tribunal Federal e de Justiça.

ALEM DO MAIS...

...o Presidente Castelo Branco lutou com todas as armas contra o projeto da Câmara em reelege-lo ou dar continuidade ao seu mandato suprimindo eleições em 1966; Castelo queria as eleições e a saída dos militares da disputa. Chegou apoiar Carlos Lacerda, o irrequieto governador do Rio que com os levianos e histriônicos pronunciamentos acabou chocando-se com seus próprios parceiros.

...e o General Amaury Kruel era apenas o Comandante do Segundo Exército, sediado em São Paulo; defender o indefensável Jango contra os demais Comandantes seria insanidade e banho de sangue no Brasil inteiro.

Finalmente o Congresso Nacional declarou vaga a Presidência da República pois Jango abandonara o País, deixando Brasília e se dirigindo a Porto Alegre ao encontro do irreverente e belicoso jovem cunhado Leonel Brizola que, juntos, desertaram para o Uruguay.

... a Presidência da República, então, foi assumida pelo advogado Ranieri Mazzilli, Presidente da Câmara dos Deputados, até o dia  das eleições em 11 de abril.  

Como outrora, o atual Comandante do Exército brasileiro está ao lado da Constituição...

Nenhum comentário: