sexta-feira, 26 de outubro de 2007

LEIA COM ATENÇÃO

Recebi o texto abaixo de um amigo do Rio de Janeiro, o médico Vanderlei Assis.

Transcrevo para alertar a população:

"Morreu Orlando. Brilhante advogado e pai da modelo Daniela Sarahyba. Faleceu numa situação absolutamente igual ao que se vem repetindo com freqüência dolorosa.

"Ele tinha uma casa e uma lancha em Angra. Ao sair na lancha com amigos, num domingo, levou na geladeira da embarcação latas de cervejas e refrigerantes.

"No dia seguinte, 2a. feira, estava internado numa UTI e morto na 4a. feira.

"Ele era um atleta, adorava a vida, que vivia com intensidade.

"O exame cadavérico atestou leptospirose fulminante contraída na lata da cerveja, que ele havia ingerido, sem copo e sem canudo, no barco .

"O exame das latas atestou que estavam infestadas de urina de ratos, conseqüentemente de leptóspiras".

Reproduzo mais outro texto, de outro médico, que teve experiência nesse sentido e que faz tambem um alerta:

AVISO AOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS EM LATA:

"Toda vez que comprar uma lata de refrigerante tome o cuidado de lavar a parte de cima com água corrente e sabão; se possível, use canudo.

"Aqui em casa é obrigatório lavar as latas com desinfetantes mesmo as que vão à geladeira."Uma amiga da família morreu depois de beber uma soda em lata.

"Provavelmente ela não limpou a parte superior da lata antes de beber e a lata estava suja com urina de rato seca, que contém substâncias tóxicas e letais, inclusive leptóspiras, causadoras da leptospirose.

"Bebidas em lata e outros alimentos enlatados ficam guardados em armazéns que geralmente estão infestados de roedores e posteriormente são transportados para as lojas de venda sem a devida limpeza."

Complementando:

"Uma pesquisa do INMETRO confirmou que a tampa da latinha do refrigerante é mais poluída que um banheiro público. Segundo essa pesquisa a quantidade de vermes e bactérias é tão intensa que eles sugerem que se lave a tampa da latinha com água e sabão".

O alerta foi feito pelo Dr. Fabio Lopes Olivares; Setor de Citologia VegetalLaboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT); Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB); Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF); Av. Alberto Lamego, 2000 - Horto 28015-620 - Campos dos Goytacazes, RJ, Tel: (24) 726.3838 / Tel(fax): (24) 726.3714 .

Os médicos pedem que este aviso seja encaminhado às pessoas com quem nos preocupamos. De minha parte estou reproduzindo as informações destes dois profissionais da saúde, o Dr. Vanderlei Assis, meu amigo, e o Dr. Fabio Lopes Olivares, da Universidade Estadual do Norte Fluminense.

Já que as autoridades sanitárias não estão preocupadas com o assunto e os políticos não desenvolvem um projeto que torne a higiene uma obrigação no comércio de produtos para o consumo humano, deveremos nós mesmos ter um cuidado maior para preservar a vida e alertar a população para o que está acontecendo.

Nenhum comentário: