quarta-feira, 31 de outubro de 2007

TROPA DE ELITE: história verdadeira

A polêmica em torno do filme criado a partir da obra Elite da Tropa demonstra-nos o nível de pensamento de um povo confuso e disperso na insegurança de um país rico e mal administrado. Não são unicamente os administradores políticos como Lula, Fernando Henrique e muito menos Collor de Mello os únicos responsáveis. Um país se administra com todo o seu povo e o povo brasileiro tem dado demonstrações da sua irresponsabilidade nos momentos mais importantes de uma nação: eleições e voto.

Leio na imprensa a celeuma de um playboy reclamando do roubo do seu rolex; uma outra desatenta querendo emitir opiniões em favor do playboy; outros defendendo a bandidagem; outros ainda querendo extirpar a pobreza através da simples erradicação da pessoa humana e várias bobagens eivadas de cretinice, má fé, ignorância, ideologia e bandidagem mesmo.

Por essas e outras é que um livro como Elite da Tropa deve ser lido criticamente. O filme, por sua vez, recém estreado no Rio de Janeiro e São Paulo, é apenas uma síntese da verdadeira história que agrega crime, tráfico de drogas e de influência, prostituição, escola de novos criminosos, pedofilia escancarada e muita "semvergonhice" da politicagem carioca.

Nenhum comentário: