quarta-feira, 13 de agosto de 2008

INSANOS

Em três dias a guerra insana entre Rússia e Geórgia matou mais de duas mil pessoas. Dmitri Medvedev, Presidente da Rússia e Mijail Saakashvili, Presidente da Geórgia, estiveram todo o tempo em suas confortáveis moradias despreocupadamente emitindo ordens de ataque sem considerarem a insanidade do ato e a banalização das vidas que irresponsavelmente ordenaram que fossem ceifadas em alguns dias de "guerra".
Por si só a guerra é absurda; mais absurdos são os atos praticados em nome de um conflito que, numa sociedade que se diz civilizada, não deveria mais existir. Os humanos são racionais mas não agem com racionalidade; seus atos assemelham-se ao de animais selvagens quando defendem sua caça ou o seu terreno. O homem de hoje é um animal em permanente estado de fome e sede. Fome por corpos mortos e sede de sangue.
Nenhum dos dois presidentes desses países tiverem um mínimo de humanidade pois seus atos não levaram em consideração as vidas de pessoas indefesas sendo mortas de forma vil e covarde.
As guerras não justificam, no mundo moderno, a matança que se estabelece a cada conflito.
É bom aprendermos com os erros dos outros, uma vez que a nossa fragilizada democracia anda permitindo "guerras" internas. Selvageria desenfreada nos morros e favelas; abuso de "autoridades" que matam sem justificativa; criminalidade acentuada ceifando vidas de cidadãos de bem e morte diária de inocentes por inanição, são algumas das insanidades que nós, brasileiros, estamos permitindo que aconteça.
Ou agimos para prevenir ou será tardia a hora em que pensarmos em coibir!

Nenhum comentário: