quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

SOBRE O MENSALÃO E A CASSAÇÃO DOS DEPUTADOS

Até agora fiquei calado ouvindo as bobagens de comentaristas e jornalistas de fundo de escola comentando política. Calado ouvindo outras besteiras de homens letrados. Quieto analisando os atos de juristas. Pois, curto e grosso, quem cassa é a Câmara e ponto final! Sem mais delongas. Ao Supremo cabe julgar. Julgado foi. Condenado, os deputados perderão seu mandato por decisão suprema do Câmara dos Deputados que representa o povo que elegeu esses deputados. Não adianta tergiversações contrárias e argumentações jurídicas querendo se manter acima da suprema decisão do povo. Ou assim é feito, e acatado pelos três poderes, ou acabamos com a democracia e partimos para o confronto.

Esse "palavratório" de jornalistas de TV, que comentam o que não sabem, tampouco têem competência para tal, só servirá para provocar a quebra de uma tranqüilidade institucional que o país teve até agora. Se a Câmara não cumprir seu dever cabe ao povo trocar seus políticos. Ou então o povo assim quer. Se a democracia é a da maioria, que se cale a minoria. Ou então instalemos uma ditadura, seja qual for. Quem sabe agora a de uma minoria que detem o poder sobre as comunicações.

O Supremo cumpriu o seu papel. Apenas o cumpriu. Disso não se pode extrair heróis; tampouco acusar outros de bandidos.

Papel cumprido cabe-lhe calar e não entrar em polêmicas forjadas por jornalistas de plantão, sempre prontos a espalhar o terror por conta de convicções espúrias.

Não esquecendo que os ministros são indicações do poder executivo enquanto os deputados são eleitos pelo povo, o que legitíma o processo democrático.

Ou quem sabe alguns acreditam que um presidente da república tem mais legitimidade do que o voto do povo brasileiro?

 O Congresso Nacional também cumpriu seu dever, sempre! Nunca houve caso que não fosse julgado e as decisões tomadas. As Leis, lá foram propostas, planejadas, discutidas, debatidas em plenário, votadas em uma ou nas duas casas legislativas, portanto fez o seu dever; e o fará agora, cassando os mandatos daqueles que foram julgados culpados, como já cassou outros.

Fará, sem dúvida

Portanto, não tentem, esses ou aqueles, tumultuar o estado democrático de direito com o intuito de empoleirar em podiuns seus egos. 

Nenhum comentário: