terça-feira, 8 de julho de 2008

GÂNGSTER

O site da Agência Estado divulgou hoje uma entrevista com o Presidente do STF em que o Ministro demonstra sua preocupação com os rumos que estão tomando as ações da Polícia Federal, comandada pelo Ministério da Justiça. Não é para menos, aparelharam a PF, que cumpre ordens, para que funcione como a polícia política brasileira.

"Gilmar Mendes volta a criticar métodos da PF

"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, crítico de certas ações da Polícia Federal, voltou a atacar os métodos usados pelos agentes da PF na Operação Satiagraha, deflagrada hoje em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

'De novo é um quadro de espetacularização das prisões. Isso é evidente', afirmou. 'Dificilmente (um quadro) compatível com o estado de Direito', afirmou Gilmar Mendes ontem.

"O presidente do STF criticou ainda a forma como as prisões foram feitas pelos agentes da Polícia Federal. Todos foram algemados e levados pela PF à delegacia. O uso das algemas, avaliou o ministro, foi abusivo.

"Ele se recusou, porém, a comentar os fatos investigados pela PF. 'Vamos aguardar. Não conheço os dados, não gosto de me pronunciar sobre fatos dos quais não tenho conhecimento. Vamos aguardar a revelação', restringiu-se a dizer.

"Na semana passada, em entrevista coletiva, Gilmar Mendes afirmou que muitas das investigações da PF 'têm notório caráter de retaliação' e de 'controle ideológico contra os juízes'.

"Na entrevista, o presidente do Supremo atacou ainda o vazamento de informações sigilosas para supostamente levantar suspeitas contra juízes e ministros de tribunais superiores. 'Que tipo de terrorismo lamentável, que coisa de gângster. Quem faz isso, na verdade, não é agente público, é gângster', afirmou."

Nenhum comentário: