quinta-feira, 26 de abril de 2012

GREVE X PISO


A charge é de 2011 mas vale muito bem para 2012 pois o problema continua. 

Além de os governadores estaduais não quererem pagar o piso nacional para os professores, fazendo com isso que tenham salários defasados, aviltantes, sem qualquer possibilidade de se manterem dignamente na profissão mais importante do país, ainda por cima, muitos desses governadores, são conhecidos falastrões que discursam em campanha e nada aplicam das promessas quando assumem seus cargos.

Tarso Genro, por exemplo, que já foi ministro da Educação no governo Lula, é exemplo de falastrão, assim como seu colega que foi presidente e estampa a charge e sua colega que ocupa hoje o mais alto cargo executivo do país.

Esses falastrões que enganam o povo com seus discursos populistas têm, em todo o país, seguidores, de todas as legendas políticas. São politiqueiros que fazem do cargo que ocupam forma de enriquecimento ilícito a custa do trabalho árduo e competente do funcionalismo público, que por sua vez é composto de cidadãos que estudaram e fizeram concursos para ocuparem seus postos. Ao contrário, esses falastrões, que ocupam cargos por conta da ignorância e do analfabetismo político, que impera em nosso país, são competentes apenas na forma mais infame existente na sociedade: enganar ao outro.

Assim é que, enquanto campeia mais uma greve de professores nos estados, com os alunos de boca aberta sem saber o que fazer, pois não foram ensinados a pensar, os governantes aproveitam para fazerem politicagem a partir de acôrdos mesquinhos com sindicatos de classe ou com categorias profissionais, cedendo aqui e acolá como se fosse favor e não obrigação. 

Enquanto alegarem gastos com a educação, esses políticos, nunca terão sequer a consciência de que com educação não se gasta, se aplica, se investe, para colher dividendos no futuro.

Para não dizer que falei sómente de um partido político; em Santa Catarina acontece o mesmo, com o governador Colombo copiando gestos errôneos do seu colega mais ao sul; os professores do estado barriga verde estão em greve reinvidicando um direito: o piso salarial.

Professores de todo o país já estão em greve, novamente.

Nenhum comentário: