terça-feira, 18 de junho de 2013

PROTESTE MEU FILHO!

Protestos no Rio de Janeiro
O Brasil inteiro resolveu protestar nesta semana; na verdade a onda de indignação do povo brasileiro iniciou em virtude do aumento das passagens dos ônibus municipais; a seguir vários outras questões, não menos importantes, somaram-se às placas levantadas com indignação pelos manifestantes: educação, copa do mundo, saúde e outras mais, resultado da falta de responsabilidade do governo federal e o descaso para com a nação.

No mundo todo os protestos já estavam se desenrolando por conta de governantes que não cumprem com  os deveres que lhes são outorgados pelo povo quando os elegem; não cumprem as promessas que fazem quando em campanha política e não têm qualquer tipo de consideração para com seus eleitores. Isso não é prerrogativa do político brasileiro; parece-me que em todas as nações os políticos são àqueles que, por falta de opção profissional ou por incompetência para desenvolve-la, utilizam-se da ideologia e dos slogans e frases de efeito para se beneficiarem dos incautos e de ignorantes e analfabetos políticos, claro, e dos seus asseclas, que são, também, membros de seus partidos, seguidores, interesseiros e outros mais nessa mesma linha de cooptação. Suseranos e seus Vassalos!

Protestos em Natal
Pois, está parecendo que os brasileiros resolveram dar um basta a tudo isso. O Brasil acordou! Frase de efeito, que estampou placas em mãos de jovens indignados e que ainda circulam pela internet nos mais variados sites de relacionamentos. Menos futebol mais educação! Estádios de primeiro mundo; escolas de latão! Indiscutivelmente esse povo encurralou os governantes e decididamente entramos para o rol das nações politizados e com decisões firmes quanto a defesa de seus interesses.

Bem, o povo brasileiro alterou o seus status, de "deitado eternamento em berço esplêndido" para "verás que um filho teu não foge a luta"!

É isso! Proteste meu filho!

Protestos em São Paulo
Não me deixe envergonhado, lute pelos teus direitos, vá em frente e não deixe o Brasil em mãos estranhas. Nunca te esqueças que teu pai sempre protestou, nunca parou de protestar. Muitas vezes foi um protesto solitário e sem chances de vitória, mas teu pai lá estava, nunca desistiu, embora tenha perdido muitas dessas batalhas e o seu protesto tenha ficado no vazio. Mas, tenho esperança meu filho, que terás mais sorte, conseguirás extirpar essa podridão política que está grudada tenazmente às vísceras da nação. Tenho certeza que saberás extirpar a imundície que inundou o coração de nosso país, mesmo que tenhas que espargir teu sangue, borrifando-o gota a gota como suor, que cai do teu rosto na labuta diária que enfrentas em prol da dignidade, moral e ética que aprendeste na humildade da tua família. É hora de luta, não te esqueças, não podes faltar nesse momento crucial para a nação em que estás inserido.

Para relembrar ou para saberes, o que não te foi contado, no ano não muito longínquo de 1962, teu pai ainda menino, pela mão de teu avó, já ensaiava alguns protestos. Àquela época os mesmos baderneiros que hoje se infiltram entre o povo já ensaiavam a tentativa de arrastar o Brasil para o inferno da ditadura, a comunista. Iniciava-se a desordem e a possibilidade de transformarem nossa terra em quintal de paredons, justiceiros e tribunais do povo; na verdade, àqueles tribunais, não passavam de um grupo de psicopatas que julgavam sem que o réu tivesse a possibilidade de se defender; e o veredito foi sempre o de culpado, e a sentença era a execução sumária.

Nos também protestávamos, não queríamos o Brasil tingido de vermelho, o sangue de nosso povo sendo derramado sem motivo; queríamos viver em paz e sem baderna, só isso.

Depois, sem que se pudesse evitar, aconteceu 1964. Uma maneira enérgica de reorganização do país para que não desembocasse no caos. O Brasil seguiu seu destino sem maiores problemas durante 25 anos. O navio teve bons timoneiros!

Infelizmente, um povo sem conhecimento político é um povo a mercê das ocasiões; e a primeira aconteceu em 1988. A tão propalada democracia iniciava com muletas, possibilitando que antigos farristas, sem compromisso com a nação, voltassem à desenvolver suas atividades ideológicas sem que se impusesse um mínimo de formação específica para tal. O resultado aí está; o país a beira do caos, novamente.

Felizmente o povo esta bastante convicto da sua força! Não é verdade? O povo não é mais ingênuo e saberá, com seu protesto enérgico, mudar o rumo do país, corrigindo sua rota, como dizem em seus slogans:

Menos futebol e mais escolas! 0,20 não é por centavos, é por direitos! Verás que um filho teu não foge a luta! Escolas e hospitais no padrão Fifa! NÃO quero ver Neymar jogar, QUERO sala de aula para estudar!

Pelo que se entende, protestos justos; principalmente quando contabilizamos os gastos governamentais e nos deparamos com superfaturamento para construção de estádios de futebol; superfaturamento com empreiteiras; gastos absurdos com viagens presidenciais; hospedagens desnecessárias  em hotéis de luxo pela presidente da república em países que o Brasil tem alojamentos em suas embaixadas, como é o caso da Itália. Desvios de verbas públicas; cartões corporativos sem limite para ministros; obras inacabadas; obras desnecessárias; entreguismo; impostos altíssimos e muitas vezes impagáveis; absurdos que a população já não suporta mais. Então, é hora de protestar meu filho!

Proteste meu filho!

Mas, seja inteligente! Protesto não é arruaça; não é baderna; não é agressão às autoridades constituídas; não é vandalismo; não é destruição do patrimônio público; não é assalto a bancos privados; não é jogar pedra na polícia.

Proteste meu filho! Mas retire a máscara da cara! Seja homem, honrado e sem medo de mostrar seus objetivos assinando em baixo. Não seja covarde escondido no anonimato para quebrar vidraças sem ser visto; insultar sem ser notado; agredir e esconder a mão.

Seja homem meu filho, e então proteste, mas de maneira correta.

Policial carioca agredido pelos manifestantes
Gritar na rua; atrapalhar o trânsito e a vida da maioria dos trabalhadores; desafiar a polícia para se sentir super-homem; atear fogo em ônibus; depredar carros alheios; quebrar vidraças, isso é coisa de vagabundo; de baderneiro; de sem-vergonha!

Seja homem meu filho, e cidadão! Proteste da maneira correta; da forma que realmente se conquista vitórias.

Queremos boas escolas; saúde de qualidade; bons salários; políticos ladrões na cadeia; fim da corrupção, então, meu filho, o protesto correto contra todos os erros em busca dos acertos é saber votar.

O protesto correto é na urna; único momento que o povo realmente decide. Não adianta quebrar; não adianta agredir; não adianta passeatas; não adianta abaixo-assinados. Tudo isso é contraditório. Quem elegeu os atuais governantes-ladrões foi o povo e só o povo poderá expurgá-los; mas isso se faz através do voto. Isso é democracia.

Não queriam democracia? Ei-la; saibam agora usa-la, para que não se tenha, outra vez, que bater à porta dos quarteis pedindo ajuda. 

Proteste meu filho, mas com inteligência e no momento certo! Pois o povo é marionete e não sabe mesmo o que se passa. Esteve nas ruas pela farra; protestaram contra estádios absurdamente superfaturados e lotaram suas arquibancadas; vaiaram Dilma porque lá estavam para assistir futebol; não vaiaram pelos problemas do país, vaiaram sim pela alto preço dos ingressos e pela desorganização na entrada para o estádio. 

Depredaram o patrimônio público aproveitando a ocasião caótica e mostraram a verdadeira personalidade. Povo ordeiro não faz isso! Povo ordeiro protesta nas URNAS! Povo baderneiro protesta nas ruas!

Portanto meu filho, proteste, mas com inteligência, no voto!      

Nenhum comentário: