domingo, 21 de agosto de 2011

GENERAIS MEDROSOS

Escrevi esta matéria no Portal Militar e a transcrevo aqui no VISÃO POLÍTICA tendo em vista as repercussões e os comentários. No Blog que mantenho naquele site recebi mais de 1.400 acessos em dois dias o que demonstra o interesse pelo assunto.

Numa carta endereçada ao General Enzo por uma associação de militares solicitando que o comandante intercedesse junto ao Ministério da Defesa em favor do aumento salarial, e respondida aos remetentes pelo seu secretário, ficou claro o medo que os Generais têm de mini-istro, e mais ainda do mini-istro da defesa. Na resposta o comandante informa que não pode interceder junto ao mini-istro em favor da tropa; mesmo sabendo que os salários dos militares estão com uma defasagem de 135%. 

É um medo que ultrapassa as raias da razão! Ou então a conivência chegou onde nunca esperavamos.

Nada nos impede de conversarmos francamente com nosso superior hierárquico sobre problemas que nos afligem e que poderão prejudicar a instituição. Mais ainda, como comandante não se pode esquecer a responsabilidade para com a tropa. Qualquer empresário, por mais tacanho que seja, sabe que sua empresa só vai à frente se os funcionários estiverem satisfeitos com o trabalho; tranqüilos para exercer a profissão; sem problemas de ordem pessoal. Para isso é necessário ser bem pago. Sua família deverá estar protegida, alimentada, gozando de  boa saúde, filhos na escola, etc, etc, etc. Milico não é diferente!

Como vamos ter a tropa com traqüilidade para exercer a função mais espinhosa do país, que é a segurança nacional, se os salários não compram nem um par de coturnos novos? se os equipamentos de trabalho estão sucateados? Assim a moral se esvai pelo ralo e nem apache resiste.

O Exmo sr. General Enzo tem que se dar conta de que mini-istro é um homem público, político; e a política é a arte da conversa. Só que de conversa fiada todos já estão saturados. A conversa tem que ser franca, objetiva, clara, firme. Firme como um general! Um general comandante!

Espelhem-se, General Enzo, em um Erwin Rommel; George Paton; Bernard Montgomery; Douglas McArthur; Dwight Eisenhower; Gueorgui Konstantinovitch Jukov; Mascarenhas de Moraes!!!

É o que a tropa espera; decisão firme, clara, objetiva, de um verdadeiro comandante!

Não é mais possível brincarmos de soldadinho; a Pátria não merece isso!

Não foi o medo que consolidou a democracia no País; foram homens de fibra(*)!

(*) in memoriam do Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco; Marechal Arthur da Costa e Silva; General Emílio Garrastazú Médici; General Ernesto Beckmann Geisel; General João Baptista Figueiredo.


As respostas abaixo são de leitores do Portal Militar:







20 de Ago. de 2011 às 19:11 |1
Achei muito oportuno a solicitação feita ao exmo sr gen Enzo, porem, todos sabemos que o cargo embora militar é nada mais que um cargo politico, como em tudo existe duas versões, aqui tambem não é diferente, pois toma uma atitude e corre o risco de perder a função ou procura manter a tropa iludida e permanecer no cargo. Podemos ficar tranquilos, pois a maioria toma esta segunda alternativa. Bom seria que tal carta e resposta fossem pub licadas em algum jornal, pelo menos o Jenuino tomaria uma decisão




20 de Ago. de 2011 às 18:58 |2
Esquenta não, quando ele for pra reserva ele vira Homem.



20 de Ago. de 2011 às 14:43 |3
Senhor, tomei a liberdade de inserir como comentário um texto que o Portal Militar teima em rejeitar, que considero importante e pelo qual me responsabilizo integralmente. Conto com sua generosa colaboração para permitir a visualização por todos.

LULLA É UM GÊNIO, AFIRMA JOSÉ NEUMANNE



Mas não só Lulla é um gênio, também o são os militares que forjaram Lulla da Silva como líder inconteste e deram-lhe proteção na corrupção e impunidades, da mesma forma que desde à José Sarney e sucessores, chegando até dona Dilma Roussef.

E vozes se alevantam contra as demissões no meio político, dessa forma surgindo já oposição à presidente e notícias sutilmente plantadas na mídia de que ela poderá não terminar o mandato, por injunção daqueles temerosos de investigações, com os tolos presumindo que Lulla não estaria envolvido, o que é, sugiro, falácia, pois ele como os militares que sempre o apoiaram, todos estão envolvidos num plano maligno, o de um golpe militar escudados na rejeição de grande parte da população à situação.

E tal golpe que foi engendrado por uma nação estrangeira a décadas, sendo modificado e adaptado ao longo dos acontecimentos, tinha como objetivo criar isso mesmo que vemos, quase a ingovernabilidade pelos crimes contra a Nação, tendo como objetivo a criação de uma ditatura militar pró linha Pequim, ao estilo Cingapuriano (com o massacre de detentos, políticos e fechamento do Congresso) e a posterior criação de duas classes, o povo e ELLES.

E conseguiram chegar quase até ao final do plano esses generais -14- que se reuniram recentemente no Clube Militar, mesmo que à custa do aviltamento diário das FFAA, seja nos soldos, seja na disciplina e no reequipamento. No caminho vieram sutilmente abreviando nossos direitos mínimos, tais como a proibição do porte de armas e censura constante nos meios de comunicação.

Claro, a nação estrangeira que tudo isso criou, tinha como objetivo o expansionismo e aumento do poderio, auxiliando mesmo o inicio da atual crise econômica para asfixiar o gigante norte americano e o restante Ocidente. A eleição de Hussein Barack Obama, golpe de sorte ou ação dessa mesma nação, não sei, mas está ligada ao que ocorre aqui, sempre inteligado com objetivos da Irmandade Muçulmana.

E essa nação é a China, e esses militares brasileiros, sugiro que são aqueles que sempre se mantiveram calados, mas recentemente acordaram para a manifestação de incormidade com uma situação que sempre ardilosamente aceitaram.

E muitos, ingenuamente, estão dando um voto de confiança para esses militares, supondo que são mesmo patriotas, sem o saberem que são da linha chinesa.

Só DEUS O ONIPOTENTE para nos salvar e abortar tão tremenda e maligna conspiração.



Confiando na proteção desse DEUS O SUPREMO ARQUITETO é que exponho a articulação de um golpe que se ocorrer será a prova da traição que militares em altos postos fizeram à Nação e a outros militares quando os asfixiaram nos soldos, promoveram a indisciplina e impediram o reaparelhamento das FFAA.




20 de Ago. de 2011 às 13:03 |4
a DILMA vai fazer a mesma coisa! Hora de agir.


Artigo no Alerta Total – http://www.alertatotal.net
Por
Geraldo Erico Acioli Rebelo

RESPEITAR PARA SER RESPEITADO

Diante da reação negativa dos militares à escolha de Celso Amorim para comandar o Ministério da Defesa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou os militares descontentes com a nomeação. “Eu não sei se cabe a esses militares gostarem ou não gostarem”, disse Lula, que está na Colômbia. “Ela (a presidente Dilma Rousseff) é a chefe suprema das Forças Armadas, indicou o ministro e acabou, não se discute. Estou c… e andando para esses caras (os militares). No meu governo, tiveram que me agüentar e viviam me enchendo o saco pedindo migalhas de reajuste. Pediam uma coisa, eu enrolava e nunca dava o que eles pediam; depois dava uma esmola qualquer e não me sacaneavam mais. Não tenho medo deles; nunca tive.”

Para Lula, a presidente escolheu bem, não há nome melhor e, quanto à competência de Amorim, “ é o homem ideal , no cargo certo. Ele vai dar um jeito naquele troço (MD). … “

SEGUE MINHA RESPOSTA-DESAGRAVO:

Ex-presidente Lula da Silva e Exmos. Srs. Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, Eu, militar aqui de baixo na escala hierárquica, me senti, pessoal e profissionalmente, se bem que indiretamente, vilipendiado, desrespeitado e indignado diante dos escárnios proferidos, bem ao seu estilo e publicamente, pelo Lula da Silva, conforme o texto acima.

Assim, quero exercer, também publicamente, meu direito de resposta.

Falo que me senti indiretamente desrespeitado porque, na verdade, diretamente escarnecidos foram os comandantes das três forças, nossos representantes junto ao governo, através de frases como “Estou c… e andando para esses caras”; “tiveram de me agüentar”, “viviam enchendo meu saco pedindo migalhas de reajuste”, “eu enrolava”, “nunca dava o que eles pediam”, “dava uma esmola qualquer”, etc.

- Lula da Silva, quero lhe lembrar que, graças à ação dos militares em 1964, nosso país vive hoje numa democracia e, por isso, pela alternância do poder que ocorre nesse regime, você no momento não é mais nenhuma autoridade. Quero lhe lembrar que sua figura política foi engendrada por um militar, o General Golbery do Couto e Silva, a quem você deve agradecer a sugestão da criação do seu partido.

Lembro-lhe também que é de bom alvitre respeitar para ser respeitado.

Como isso, publicamente, não acontece de sua parte, fico liberado para lhe dizer, também publicamente, algumas coisas que, a meu ver, são verdadeiras:

1) os militares o respeitaram formalmente durante seus dois mandatos, por dever de lealdade institucional e por força do dever constitucional ( “As Forças Armadas … destinam-se … à garantia dos poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.”). Os militares são profissionais altamente dedicados ao cumprimento de suas tarefas e missões, que deveriam, de sua parte, ter seu trabalho reconhecido e não serem escarnecidos dessa forma;

2) em reação igual e de sentido contrário, posso lhe dizer que não o respeito hoje, formalmente nem realmente, por vários motivos, entre os quais:

a) não me convence você dizer que não sabia da corrupção e dos lamentáveis fatos do escândalo do mensalão ocorridos em sala vizinha à sua e coordenados por seu assessor direto e imediato;

b) não me convence a sua versão para o enriquecimento abrupto, da noite para o dia, do seu filho;

c) você, antes de chegar ao poder, vivia adjetivando agressivamente seus adversários políticos, entre eles o senador Sarney e sua família. Porém, ao chegar ao poder transformou-se num vira-casaca e passou a adjetivar o Sr Sarney e sua família com as mais agradáveis e amigáveis palavras, inclusive justificando-o como um homem acima do normal, acima de qualquer suspeita, etc;

d) esses fatos, por si só, já são suficientes para o presente texto. Claro que há outros e outros fatos desabonadores, que, mediante rápido aprofundamento, poderíamos citar (cartões corporativos, etc, etc);

e) você está delirando. Os militares não querem impingir medo a ninguém, mas achamos que respeito mútuo é fundamental;

3) a meu ver, cabe-lhe perfeitamente a carapuça do personagem criado por Mário de Andrade, o famigerado Macunaíma, o herói sem caráter, pois você se apresenta sempre de acordo com a coloração que venha no momento lhe trazer benefícios. Verdadeiro camaleão.

- Exmos Srs. Comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica,

quero deixar claro que eu, seu subordinado hierárquico, no presente pronunciamento, não pretendo, em hipótese alguma, ferir os princípios da hierarquia e/ou da disciplina, bem como não tenciono, também em hipótese alguma, exercer desrespeito à imagem pessoal ou profissional de Vossas Excelências. Isto quem o fez, clara e publicamente, foi o ex-presidente Lula da Silva, conforme o texto inicial.

Bem ao contrário disso, meu pensamento é fazer um desagravo de Vossas Excelências a respeito do que considero escárnios proferidos pelo ex-presidente.

Faço isso por dever de lealdade para com os senhores, bem como por me sentir, pessoalmente e como membro da classe, atingido em minha honra e dignidade.

Geraldo Erico Acioli Rebelo é Coronel da Reserva do EB.



19 de Ago. de 2011 às 23:54 |5
É a realidade do que se espera de um LÍDER,não basta pra ser livre, forte, aguerrido e bravo povo que não tem virtude, acaba por ser escravo, e é o que se vê, uma nação escrava pela corrupção, e o senhor general Henzo tem o dever de liderar as FFAA para uma libertação dessa nação que ora sofre com todo esses descasos inclusive a justiça, isso tem que acabar, não tema os acusadores de golpe, estarás cumprindo a sua obrigação com a constituição, colocar uma ordem na casa, depois colocar as regras para que aja eleições mas, com uma ressalva, em que as FFAA estarão sempre prontas para defender os interesses da nação!!!!!!!




RESPOSTAS AO COMENTÁRIO
20 de Ago. de 2011 às 13:51 |1
Olá anônimo.
Boa tarde

De tudo que você falou, você só esqueceu uma coisa. Os Generais de ontem eram Expedicionários, faziam tudo pensando no País. Assim foi com o Movimento Democrático de 64, com a 2ª Guerra na Itália, com a posse de Juscelino e todos os movimentos em que se fez neceassário a presença da tropa.
E o que você tem hoje, Generais envolvidos em escânda-los, portanto sem moral para cobrar qualquer coisa de alguém, principalmente melhoria salarial.
O Sr Lula da Silva, é o malandro mais esperto que já conheci. Comprou o Judiciário, o Legislativo, os empresários e de quebra, os militares. Quem deve, tem que se sujeitar as exigências do seu credor, e é isto que está acontecendo.
O governo só vai colocar no ministério quem rezar pela sua cartilha, por isso, não espere nada desse pessoal. Se quizeres de fato sair dessa sinuca, só tem uma solução, Pedir o IMPEACHIMENT. Não tenha medo, a Lei 1.079, nos dar este direito, é só exercermos, a começar pelos 28,86%.
Tenha certeza que se pedirmos o IMPEACHIMENT, tudo mais vem a reboque. E não temos que esperarmos que os nossos chefes tomem a iniciativa não, a iniciativo tem que ser nossa. Como disse, não temos mais generais como antigamente, então, a iniciativa tem que ser nossa. A oportunidade está aí, é só invocarmos a Lei 1.079, já postada aqui no Portal.
Vamos deixar a covardia de lado e fazer o que tem que ser feito. IMPEACHIMENT JÁ.
Invocar a Lei, não é nenhum motim e tampouco ato de indisciplina, mais apenas, exercer o seu direito de cidadania
João Ramos Lopes

Nenhum comentário: