quarta-feira, 3 de agosto de 2011

HISTÓRICO DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL


Partidos com Registro Nacional definitivo no TSE

PCB - Partido Comunista Brasileiro
Fundado na cidade de Niterói em 25 de março de 1922. Defende o comunismo, baseado nas idéias de Marx e Engels, e tem como símbolo a foice e o martelo cruzados. As cores do partido são o vermelho e o amarelo. É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo, defendendo a luta de classes. É também conhecido como "Partidão".

PC do B - Partido Comunista do Brasil
Fundado em 25 de março de 1922, o Partido Comunista do Brasil foi colocado na ilegalidade na época do regime militar (1964 a 1985). Mesmo assim, políticos e partidários do PC do B entraram nas fileiras da luta armada contra os militares. O PC do B voltou a funcionar na legalidade somente em 1985, durante o governo de José Sarney. Este partido defende a implantação do socialismo no Brasil e tem como bandeiras principais a luta pela reforma agrária, distribuição de renda e igualdade social. A principal figura do partido foi o ex-deputado João Amazonas.

PSB - Partido Socialista Brasileiro
Foi criado no ano de 1947 e defende idéias do socialismo com transformações na sociedade que representam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros. Principal representante político: Miguel Arraes.

PTB - Partido Trabalhista Brasileiro
Fundado no ano de 1979, contou com a participação de Ivete Vargas, filha do ex-presidente Getúlio Vargas. No seu início, pregava a volta dos ideais nacionalistas defendidos por Getúlio Vargas. Atualmente é uma legenda com pouca força política e defende idéias identificadas com o liberalismo. Seu presidente nacional é Roberto Jefferson.

PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro
Fundado em 1980, reuniu uma grande quantidade de políticos que integravam o MDB na época do governo militar. Identificado pelos eleitores como o principal representante da redemocratização do país, no início da década de 1980, foi o vencedor em grande parte das eleições ocorridas no período pós regime militar. Chegou ao poder nacional com José Sarney, que se tornou presidente da república após a morte de Tancredo Neves. Com o sucesso do Plano Cruzado, em 1986, o PMDB conseguiu eleger a grande maioria dos governadores naquelas eleições. Após o fracasso do Plano Cruzado e a morte de seu maior representante, Ulysses Guimarães, o PMDB entrou em declínio. Muitos políticos deixaram a legenda para integrar outras ou fundar novos partidos. A principal legenda fundada pelos dissidentes do PMDB foi o PSDB.

PT - Partido dos Trabalhadores 
Surgiu junto com as greves e o movimento sindical no início da década de 1980, na região do ABC Paulista. Apareceu no cenário político para ser uma grande força de oposição e representante dos trabalhadores e das classes populares. De base socialista, o PT defende a reforma agrária e a justiça social. Governou o país através do presidente Luis Inácio Lula da Silva. As principais metas do governo Lula foram: crescimento econômico, estabilidade econômica com o controle inflacionário e geração de empregos. 

PDT - Partido Democrático Trabalhista
Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Nestas regiões,  tem o apóio de uma significativa base eleitoral popular. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como idéia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.

PMN - Partido da Mobilização Nacional
Fundado em 1984.

PV - Partido Verde
De base ideológica ecológica, foi fundado em 1986. Os integrantes do PV lutam por uma sociedade capaz de crescer com respeito à natureza. São favoráveis ao respeito aos direitos civis, a paz, qualidade de vida e formas alternativas de gestão pública. Lutam contra as ameaças ao clima e aos ecossistemas do nosso planeta.

PSDB - Partido da Social-Democracia Brasileira
O PSDB foi fundado no ano de 1988 por políticos que saíram do PMDB por discordarem dos rumos que o partido estava tomando na elaboração da Constituição daquele ano. Políticos como Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, José Serra e Ciro Gomes defendiam o parlamentarismo e o mandato de apenas quatro anos para Sarney. De base social-democrata, defende o desenvolvimento do país com justiça social. O PSDB cresceu muito durante e após os dois mandatos na presidência de Fernando Henrique Cardoso. Atualmente, é a principal força de oposição ao governo Lula.

PRONA – Partido de Reedificação da Ordem Nacional
Fundado em 1989, com registro definitivo no TSE, por um grupo de direita formado por intelectuais, médicos, professores, advogados. Nacionalistas puros eram defensores das Forças Armadas. Propunham uma reforma para a educação pautada no fortalecimento da autoridade do professor; no ensino correto da Língua Portuguesa e na disciplina. Propugnavam pela volta de matérias escolares do tempo da ditadura, como Organização Social e Política no Brasil e Moral e Cívica. Queriam também que fosse hasteada a bandeira do Brasil nas escolas e que as crianças cantassem o Hino Nacional em formaturas antes do início das aulas. O partido era rígido e hierarquizado; a ideologia era nacionalista e os líderes escreveram um livro para pautar as ações dos filiados chamado de UM GRANDE PROJETO NACIONAL, onde para ser escolhido candidato a qualquer cargo público o interessado tinha que fazer curso de ciência política no Instituto de Ciências Políticas, criado pelo partido. Davam valor ao curso superior e todos os novos filiados eram incentivados a estudar. Muitos receberam do partido auxílio financeiro para pagar seus estudos. Os recursos financeiros eram do próprio bolso dos fundadores que pagavam os programas de propaganda política e as demais despesas do partido. Teve somente um Presidente Nacional, Enéas Carneiro: médico cardiologista, físico, matemático, professor de medicina e de português, sargento do Exército antes de se formar médico e o Deputado Federal mais votado da história do País, com mais de um milhão e meio de votos em São Paulo. Enéas e mais cinco fundadores foram eleitos para a Câmara dos Deputados em 2002 e antes de falecer, juntamente com outro fundador, unificou a sigla para formar o PR – Partido da República, concluindo assim, em 24 de outubro de 2006, a história do PRONA. Os demais fundadores: Vanderlei Assis de Souza, médico, físico, matemático e artista plástico; Amauri Robledo Gasgues, médico cardiologista; Ildeu Araújo, advogado e Irapuan Teixeira, filósofo, psicanalista, professor e pesquisador, que era também o vice-presidente nacional do partido, não aceitaram a unificação e não integraram a nova legenda, decidindo por encerrar suas vidas política com o fim do mandato.

PTC - Partido Trabalhista Cristão
Obteve registro definitivo em 22 de fevereiro de 1990.

PSC - Partido Social Cristão
Obteve o registro definitivo em 29 de março de 1990.

PRP - Partido Republicano Progressista
Obtenção do registro definitivo em 22 de novembro de 1991.

PPS - Partido Popular Socialista
Com a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo, muitos partidos deixaram a denominação comunista ou socialista de lado. Foi o que aconteceu com o PCB que foi transformado em PPS, em 1992. Além da mudança de nomenclatura, mexeu em suas bases ideológicas, aproximando-se mais da social-democracia. Suas principais figuras políticas da atualidade são o ex-governador do Ceará Ciro Gomes e o senador Roberto Freire.

PSTU  - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado
Fundado em 1994 por dissidentes do PT. Os integrantes do PSTU defendem o fim do capitalismo e a implantação do socialismo no Brasil. Tem como base os antigos regimes socialistas do Leste Europeu. São favoráveis ao sistema onde os trabalhadores consigam mais poder e participação social.

PT do B - Partido Trabalhista do Brasil
Obteve o registro definitivo em 11 de outubro de 1994.

PTN - Partido Trabalhista Nacional
Refundado em 1995.

PRTB - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro
Obteve registro definitivo em 18 de fevereiro de 1997.

PHS - Partido Humanista da Solidariedade
Fundado em 20 de março de 1997.

PSDC - Partido Social Democrata Cristão
Obteve registro definitivo no TSE em 5 de agosto de 1997.

PSL - Partido Social Liberal
Obteve registro definitivo em 2 de junho de 1998

PP - Partido Progressista (ex-PPB)
Criado em 1995 da fusão do PPR (Partido Progressista Reformador) com o PP e PRP. Tem como base políticos do antigo PDS, que surgiu a partir da antiga ARENA. O PPB defende idéias amplamente baseadas no capitalismo e na economia de mercado. Seus principais representantes são o ex-governador e ex-prefeito Paulo Maluf de São Paulo e o senador Esperidião Amin de Santa Catarina. Em 2003 o PPB foi transformado em PP – Partido Progressista, e hoje é comandado pelo Senador Francisco Dorneles.

PSOL - Partido Socialismo e Liberdade
Fundado em 6 de junho de 2004, defende o socialismo como forma de governo. Foi criado por dissidentes do PT (Partido dos Trabalhadores). É um partido de esquerda, contrário ao sistema capitalista e ao neoliberalismo. Tem como cor oficial o vermelho e como símbolo um Sol. 

PRB - Partido Republicano Brasileiro
Fundado em 25 de agosto de 2005.

PR - Partido da República
Criado em 24 de outubro de 2006 com a fusão do PL (Partido Liberal) e PRONA (Partido da Reedificação da Ordem Nacional). O Partido Liberal entrou em funcionamento no ano de 1985, reunindo vários políticos da antiga ARENA e também dissidentes do PFL e do PDS. O partido tem uma proposta de governo que defende o liberalismo econômico com pouca intervenção do estado na economia. Outra importante bandeira dos integrantes do PR é a diminuição das taxas e impostos cobrados pelo governo.

DEM - Democratas - Antigo PFL (Partido da Frente Liberal)
O PFL foi registrado em 1984 e contou com a filiação de vários políticos dissidentes do PDS. Apoio e forneceu sustentação política durante os governos de José Sarney, Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso. Atualmente faz oposição ao governo Lula. Suas bases partidárias estão na região Nordeste do Brasil, embora administre atualmente a cidade de São Paulo com o prefeito Gilberto Kassab. Em 28 de março de 2007, passou a se chamar Democratas (DEM). Os partidários defendem uma economia livre de barreiras e a redução de taxas e impostos.

Partidos com registro em TREs, sem Registro Nacional
Partidos em processo de registro, que já possuem registro deferido pelo TRE em pelo menos um estado, com registro de numero de assinaturas, mas ainda sem registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Partidos em processo de legalização
Alguns partidos políticos, abaixo listados, não apresentam em seus sites informações sobre o andamento de seu processo de legalização junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

Agremiações sem registro

Nenhum comentário: