quarta-feira, 14 de novembro de 2007

VENDA DE ILUSÃO

Exatamente no dia em que a CCJ do Senado aprova a continuidade de um imposto provisório, que na verdade já se tornou definitivo, engordando o cofre do governo; na semana em que ecoa o "cala a boca" determinado pelo Rei Juan Carlos ao ditador bolivariano que se (a)empossou definitivamente como presidente da Venezuela; numa época em que pode ser encontrada nas esquinas das grandes cidades pessoas catando lixo para se alimentar; num momento de crises no Brasil, desde as irresponsabilidades no setor de aviação até as falcatruas que permanecem na política; um dia após Olavo Calheiros ser inocentado na Comissão de Ética da Câmara com a pecha definida pelo relator de que "santo eu tenho certeza que não é", leio mais uma notícia que embora não pareça pertinente tem relação direta com os problemas enfrentados para que possamos nos consolidar como uma grande nação.

O Clube dos treze vai sugerir a divisão do título de 1987 entre o Sport e o Flamengo. Para tal foi organizada uma Assembléia para ser discutido o assunto; os presidentes da entidade viajarão desde suas cidades até ao Rio de Janeiro para resolverem o tal problema; outros virão para o debate que desde já se configura de máxima importância; alguns minimizaram o problema dizendo que o importante na discussão será decidir quem foi o campeão, se um ou se os dois clubes. Outras acreditam que a taça não é muito importante, o mais importante é decidir quem foi o campeão de 1987, ou decidirem por dois campeõs, porque a torcida do flamengo, naquele ano, comemorou vibrantemente a vitória do seu clube contra um outro adversário e portanto é de suma importâmcia hoje, 20 anos depois do espetáculo, declara-lo campeão, ou, também campeão.

Por todas essas besteiras que eu lí nos noticiários e que tentei repetir acima meus leitores poderão achar que isso só pode ser brincadeira de mau gosto; mas não é!

As bestas vão mesmo gastar somas altíssimas para movimentar a tal assembléia, mais viagens, estadias e alimentação, para discutir quem será, ou serão, o campeão, ou campeões, de uma rodada que já foi definida há 20 anos atrás! Ademais, o campeão de 1987 foi o Sport, ganhou no campo de futebol; mas para fazer parte do clube dos treze aceitou dividir aquele título com o Flamango. Já começou a "mezenga" por aí, ou seja, para entrar no Clube dos Treze o Sport teve que pagar pedágio. Não foi por mérito e sim pelo ágio que aquela agremiação esportiva passou a fazer parte da entidade "máxima" do futebol.

Que importância tem agora quem foi o campeão de 1987? O que isso trará à valorosa torcida do Flamengo que já não tenha tido há 20 anos atrás? Será que voltarão ao estádio para comemorar a decisão do campeonato matuzalem?

Tenho certeza que muitos flamenguistas estão neste momento catando alimento nos lixos da cidade do Rio de Janeiro; outros deitados em berço esplendido contando suas moedas de ouro; alguns mais se preparando para viajar pois têm assuntos urgentes a tratar numa tal de assembleia que vai decidir quem foi o campeão de 1987 pela taça das sacanagens, que vendeu a ilusão para o Sport; que vendeu a ilusão para o Flamengo; que vende ilusão para o povo.

Certamente as riquíssimas e pomposas entidades do esporte brasileiro estarão reunidas a seguir para mais outras decisões de suma importância; devem discutir quais as próximas ilusões a serem vendidas e como as maracutaias serão feitas; e de tal forma que o povo grite nas arquibancadas enquanto as moedas tilintem em seus cofres.

Alguns leitores ainda acreditam que o povo está preocupado com as manchetes criadas pelos jornais a respeito da CCJ do Senado que vai continuar empalando a classe que trabalha com impostos maquiados de provisórios? que estará preocupado com a Comissão de Ética da Câmara que absolveu o deputado Olavo Calheiros? e a do Senado que vai discutir os processos que envolvem Renan?

Uma parte do povo está preocupada, sim, com o título do Flamengo, que pode chegar agora, depois de 20 anos; certamente milhões de pessoas ovacionarão o clube pela conquista do campeonato que não tinha sido conquistado em 1987.

A outra parte do povo está preocupada com o Sport, que vai dividir a taça com o seu rival do Rio; serão outros milhões de pessoas, essas, por sua vez, consoladas, pois embora tenham que cortar a taça ao meio já vinham usufruindo a participação no Clube dos Treze e só agora é que terão que "mear", como dizem os mineiros, a tal taça.

Será que vão cortá-la ao meio mesmo?

Bem, isso é uma importante discussão que deverá ser feita pelo Clube dos Treze em uma Assembléia no Rio de Janeiro e que certamente terá a presença das grandes autoridades do esporte espalhadas pelo Brasil.

De minha parte estou lisonjeado pois criei com o meu texto a interrogação sobre "mear" a taça; dividir; cortar ao meio. É um assunto de grande relevância e que deve ser tratado em foruns distintos. Creio até que isso deve ser motivo para uma CPI; não, para uma CPMI. Talvez seja caso para o STF. Enfim, antes tem que passar pela discussão no Clube dos Trezes; mas não invalida que os deputados colham assinaturas para CPIS; também é de bom alvitre o Senado criar a sua; não esqueçamos que um parlamentar pode recorrer ao STF....

Nenhum comentário: