terça-feira, 27 de setembro de 2011

PRESIDENTA?

Uma belíssima aula de português foi elaborada e acaba com toda e qualquer dúvida se tem presidente ou presidenta. De uma vez por todas termina essa polêmica, que na verdade só existe pela insistência petista de querer infiltrar o erro na língua portuguesa.

A presidenta foi estudanta?
 
Existe a palavra: PRESIDENTA?

No português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. 
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é PRESIDENTE, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. 
Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
Um bom exemplo do erro grosseiro seria:
 
 "A candidata a presidenta se comporta como uma adolescenta pouco pacienta que imagina ter virado eleganta para tentar ser nomeada representanta. Esperamos vê-la algum dia sorridenta numa capela ardenta, pois esta dirigenta política, dentre tantas outras suas atitudes barbarizentas, não tem o direito de violentar o pobre português, só para ficar contenta".

Portanto, Excelentíssima Senhora Presidente da República, corrija o seu português!

Em tempo: Este texto circula pela internet com a indicação de  autoria à Professora Miriam Rita Moro Mine; ela nega a autoria. O texto então fica creditado a autor desconhecido.

2 comentários:

Davi Miranda disse...

Irapuan,

Consulte os principais gramáticos brasileiros. Eles registram a palavra “presidenta” como correta.

Em seu Dicionário de Masculinos e Femininos, Aldo Canazio (1960) registra presidenta como feminino de presidente (ao lado de [a] presidente como substantivo de dois gêneros).

Desde sua 1ª edição (1963), a Moderna Gramática Portuguesa de Evanildo Bechara já registrava e abonava essa forma feminina:

“Podemos distinguir, na manifestação do feminino, os seguintes processos [...] com a mudança ou acréscimo ao radical, suprimindo a vogal temática [...] Os [terminados] em –e uns há que ficam invariáveis, outros acrescentam –a depois de suprir a vogal temática: alfaiate à alfaiat(e) + a à alfaiata.

Variam:

alfaiate – alfaiata
infante – infanta
governante – governanta
presidente – presidenta
parente – parenta
monge – monja
(p. 84, grifo nosso)”

Celso Pedro Luft, em seu Dicionário Gramatical da Língua Portuguesa (1966), ensina que “os substantivos terminados em e são geralmente uniformes (…); há, porém, alguns que trocam o e por a: elefante – elefanta; governante – governanta; infante – infanta;[...] ; parente – parenta; mais raros: [...] giganta; hóspeda; presidenta; alfaiata. Em ABC da Língua Culta, o autor reafirma: “[...] substantivo que se pode tomar como comum de dois gêneros (sexo) para ‘pessoa que preside’: o presidente, a presidente; mas também comporta feminização flexional: a presidenta”.

Rocha Lima (2007), em sua Gramática Normativa da Língua Portuguesa, reconhece: “a força do uso já consagrou as formas flexionadas infanta, parenta e presidenta” (p. 73).

Luiz Antonio Sacconi (2010), em Nossa Gramática Completa Sacconi, também registra “presidenta” como o feminino de presidente (p. 133).

Cegalla (2008) diz o seguinte em seu Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa: “É forma dicionarizada e correta, ao lado de presidente. A presidenta da Nicarágua fez um pronunciamento à Nação. / A presidente das Filipinas pediu o apoio o apoio do povo para o seu governo (p. 336).

Finalmente, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009), que registra todas as palavras em uso oficial na língua portuguesa, legitima a palavra (p. 674).

Prof. Irapuan Teixeira disse...

David Miranda, obrigado por sua visita ao Blog e agradeço a informação detalhada a respeito do termo presidenta. Eu conhecia as informações, principalmente a que se refere ao meu conterrâneo Celso Luft. Você tem razão, podemos usar tanto presidenta como Presidente. Alguns adeptos da queima de "sutiãs" acreditam que as palavras são "machistas" ou "feministas", incluam-se aí conhecidos lingüístas, por isso fiz a publicação. Dilma Roussef, a Presidente, preocupou-se com questões menores, e como primeiro ato se lançou a vasculhar dicionários. Vá lá que seja, ela quer que a chamem de presidenta, que a chamem. De minha parte continuarei usando o têrmo Presidente, sabendo que não estarei infringindo uma regra lingüística.