terça-feira, 18 de setembro de 2012

DEBATE PAULISTANO

O debate que assisti pela internet, dos candidatos a Prefeito de São Paulo, foi tão morno que pareceu  conversa mole de compadre. Não existem propostas, apenas repetição de velhos e antigos "chavões" de campanha, desgastados pelo tempo, pela impossibilidade de execução e pelo mais provável: são apenas promessas que nunca serão cumpridas. Não há mais idéias, propostas plausíveis, conhecimento e garra para debatê-los e executá-los. Tudo é tão falacioso que não se consegue vislumbrar um ínfimo de verdade.

Serra está desgastado, cansado, ultrapassado; sem ânimo, empurra uma campanha que tem o claríssimo objetivo, caso fosse eleito, de levá-lo a renunciar nos próximos dois anos para se candidatar, mais uma vez, a Presidência da República.

Russomano, para mim a grande surpresa desta eleição no que se refere a vantagem nas pesquisas, é fraco em debates, não terá equipe para comandar a maior cidade do país e aparece como o queridinho da população apenas por conta da Igreja Universal; fosse em tempos idos, ao lado de Paulo Maluf, não emplacaria nem ao menos como candidato a vice do seu grande mentor político e hoje desafeto.

Os demais apenas fazem número. Haddad é uma invenção de Lula como o foi Dilma, só que o povo não cai duas vezes na mesma armadilha. Chalita seria uma aposta, uma vez que tem equipe para auxiliá-lo, foi Secretário de Estado, e seu partido tem base para proporcionar-lhe sustentação política; embora algumas de suas propostas sejam até risíveis. Entretanto não deslanchou nas pesquisas e vai cair na vala comum. Se esses dois já mal se sustentam na campanha, imagine-se o restante dos candidatos. Fazem somente número.

Fato é que as pesquisas têm sido fidedignas em eleições; têm sido também responsável pela manipulação do eleitor, pois num país de analfabetos políticos a maioria vota orientado pela pesquisa; isso levará Celso Russomano ao segundo turno com Serra, podendo ser o próximo Prefeito de São Paulo.

Entretanto, assim como Kassab, quem sabe possa angariar nessa caminhada alguma ajuda para facilitar seu trabalho de governar uma Prefeitura com orçamento milionário e com dívidas monstruosas.

Para mim as pesquisas já decidiram e Russomano será Prefeito!

Nenhum comentário: