sábado, 12 de novembro de 2011

UM NOVO MINI-ISTRO

Vários nomes são cotados para o Ministério da Educação, acotovelando-se candidatos loucos para atropelar da pasta o técnico Fernando Haddad. Dois outros técnicos estão na boca dos padrinhos para concorrerem a vaga: Luiz Cláudio Costa, secretário de Educação Superior, e José Henrique Paim Fernandes, secretário executivo do ministério.

Mas os politiqueiros também estão no páreo e desesperadamente ansiosos para abocanharem mais um ministério: Marta Suplicy, que seria um suplício para a educação brasileira, uma vez que sua especialidade é relaxar e gozar, o que recomenda abertamente para todos, ou Aloizio Mercadante, que tem como seu único referencial dois discursos patéticos, que se tornaram propostas educacionais: o de colocar computadores com banda larga em todas as escolas públicas e, agora, mais recentemente, a moda da informática, o tablets.

Como se vê, os pretendentes são de uma competência ímpar para o cargo.

Os nomes, claro, são todos do PT, mas como ja esperávamos, seus líderes esqueceram que em seus quadros têm profissionais, raríssimos é claro, que podem, com melhor eficácia, "administrar" o ministério mais complexo e importante para uma nação.

Estou falando do ex-Reitor da Universidade Federal de São Carlos, o Deputado Federal Newton Lima, que foi meu colega no Congresso Nacional. Embora exerça um mandato num legislativo desacreditado pelo povo, isso não anula a sua competência profissional e experiência na área da educação.

Quanto aos técnicos, são apresentados como alternativa para colocar fumaça na inteligência do povo, pois se tratam de cartas na manga, só utilizadas em momentos de conveniência.

Um comentário:

MARILENE disse...

Os Ministérios sendo ocupados pela qualidade e competência de indicados é utopia. A apresentação e aceitação de nomes depende de interesses outros que, a nós, povo, não interessam. Infelizmente, tudo depende de quem pode oferecer mais, em troca.

Abraços